"Foca"da

Pondo a verdade em foco

Jogo político por trás das cortinas

 

“The SINEI Post”- Conselho de segurança

Brasília, 14 de setembro de 2008.

A resolução do Conselho de Segurança foi aprovada às 16h e 20min do dia de hoje. As negociações foram travadas em meio a comoções durante as quais a Rússia propôs, à Índia e ao Paquistão, uma trégua de seis meses entre os dois Estados, além de retomar as negociações em trinta dias na tentativa de resolver o impasse. “Relembrando a resolução obtida quanto à crise em torno do elemento do escudo antimísseis norte-americano distribuído em solo europeu e a consqüente ação russa”.

O documento de trabalho estabelece que, se o país não cumprir o acordo, será submetido a sanções por parte dos países membros das Nações Unidas. O documento visa uma moratória de testes de mísseis e congelamento do arsenal nuclear, tanto quantitativo quanto qualitativo.

Além disso, uma das cláusulas incentiva a República Islâmica do Irã a assinar o protocolo adicional do TNP, com o apoio de três membros permanentes do Conselho.

O representante dos EUA declarou que “a proposta firmada com o Estado iraniano vai encorajar a assinatura do protocolo adicional do TNP, o que significa a permissão de inspeções em todas as instalações sem aviso prévio por parte da AIEA nos países signatários.” O comentário da China a respeito do acordo entre Irã e Israel foi de que “o Irã deseja demonstrar a benevolência de seu programa nuclear, por isto está cedendo a essas recomendações”, declarou Guilherme Soares.

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: