"Foca"da

Pondo a verdade em foco

O mundo Cor-de-rosa anuncia conflito no fim do dia

 

“The SINEI Post” -Conselho de segurança

Brasilia, 13 de setembro de 2008.

Neste sábado, os delegados do conselho entraram em conflito quando o representante do Brasil apresentou uma propostade resolução baseada no reconhecimento mútuo de existência entre Israel e Irã e a garantia do estabelecimento de relações diplomáticas. A resolução ainda não foi aceita e tem chances mínimas de passar, por ter sido recebida com descrédito pelos delegados.

O documento de trabalho apresentado ela delegação estadunidense, tem também como foco Irã e Israel, onde foi estabelecida a “responsabilidade da AIEA de efetuar inspeções previstas em seu estatuto, nas indústrias nucleares do Irã e de Israel.” Segundo o documento.

O delegado Iraniano havia declarado que seu país não possui ogivas nucleares, e quanto aos mísseis, não tem que dar explicações, pois correspondem à defesa interna iraniana. A delegação norte-americana aproveitou o documento para congratular a Coréia do Norte por ter assinado o acordo de desmilitarização, demonstrando comprometimento com a comunidade internacional.

Outro tema abordado foi a tentativa de acordos com as delegações da Índia e do Paquistão, que resultou em um bilhete, de remetente anônimo, dizendo “é impressão minha ou acabaram os acordos com a Índia?”. Foi em meio a deliberações sobre este acordo que, a Rússia atacou instalações norte-americanas situadas na Polônia(Kaliningrado), passando pelos territórios da Letônia e Lituânia. Não foi requisitada autorização para a operação, o que constituiu num ato de desrespeito a soberania dos dois países europeus.

O motivo da invasão foi o acordo dos EUA com a Polônia, que visa à construção de um escudo antimísseis. Foi estabelecido um acordo militar entre Rússia e Irã até a retirada da bateria norte-americana da Polônia. “Não exitaremos em entrar em conflito direto com os EUA”, disse o delegado do Irã.

Países como EUA e Alemanha propuseram um acordo de cessar fogo de 24h de forma incontestável pela parte russa. As mediações para esta crise estão sendo conduzidas pela China, afirmando que a retirada do escudo é essencial para a resolução deste acordo, no qual a Rússia e Irã estão dispostos a aceitar uma proposta se os EUA congelarem a construção do escudo por um ano a partir do dia de hoje.

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: