"Foca"da

Pondo a verdade em foco

“Life is a state of mind”

 

Cena final do filme
Cena final do filme

Muito além do jardim (1979) é uma adaptação do livro de Jerzy Kosinski, publicado em 1971. Dirigido pelo diretor, Hal Ashby, e protagonizado por Peter Sellers (Chance), o longa-metragem conta com a performance de um elenco impressionante: Shirlley MacLaine (Eve), Melvyn DOuglas (Rand) e Jack Warden (presidente).

 Chance é um jardineiro excêntrico, pois sua interação com o mundo advém exclusivamente do que assiste na TV. O fato é que ele nunca esteve fora da casa, conviveu apenas com duas pessoas, o dono da casa e a empregada, ou seja, é um ignorante, que desconhece a vida “real”.

 A partir da visão de Theodor Adorno, filósofo e sociólogo alemão, que se projetou como um dos críticos mais ácidos dos modernos meios de comunicação de massa, Chance poderia ser descrito, como um homem que enxergava a vida através de óculos esfumaçantes. Com o sentido de ser privado da verdadeira compreensão da realidade, e sua capacidade de entender a experiência da vida. 

 Sua vida é reduzida ao consumo puro e simples do que a televisão fornece, sem autonomia e essência próprias, seus gestos se baseiam no que assiste. Ele é a idealização de um objeto da indústria cultural.

 O jardineiro convive na casa de um importante empresário, formador de reis, à beira da morte, com personalidades como o presidente dos EUA, e pode ser visto como uma tela em branco, na qual as pessoas que tem contato com ele vêem o que querem, como por exemplo, quando Chance fala sobre as estações do ano em relação ao jardim e Rand acredita que esta seja uma metáfora econômica.  

 Na cena final, Chance aparece andando sobre as águas e ao mesmo tempo o presidente cita uma frase de Rand: “life is a state of mind”; o que para alguns não quer dizer nada, ao mesmo tempo, simboliza o poder dos meios de comunicação de forjar personalidades, é uma cena que representa que tudo é possível, até mesmo um homem sem identidade ser cogitado a ser o próximo presidente dos EUA.

 

 

 

 

 

 

 

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: