"Foca"da

Pondo a verdade em foco

Bem acompanhado

The hunting party

The hunting party

Estava em casa, lendo. O telefone tocou. Era da redação. Meu editor cobrou uma crítica do filme “A caçada”, título original “The hunting party”. Havia me preparado para assistir ao filme no bairro do Morumbi, em São Paulo, no Cinemark do shopping Cidade Jardim. Acabei de ler o jornal, tomei café, e fui organizar meu escritório. Às dez horas da manhã, fui ao shopping.

Quando chequei, fiz questão de comprar uma pipoca regada a azeite trutado, já que não seria apropriado tomar uma taça de vinho no meio da manhã. Agradeci por não ter pago a entrada do cinema pois, convenhamos, com meu salário de jornalista, não posso me dar ao luxo de pagar praticamente R$50 por uma sessão.

Sentei-me na poltrona, sozinho na grande sala de cinema, e reclinei-a. O filme começou. Eu estava esperando uma grande história, já que o filme se baseou na vida real do jornalista Scott Anderson, que oito anos atrás escreveu um relato descrevendo sua experiência na Bósnia. Ao lado de outros dois jornalistas, Sebastian Junger e John Falk, quase capturaram acidentalmente um famoso criminoso de guerra e descobriram porque os Estados Unidos, na realidade, não querem capturar os bandidos.

Ao final do filme, aparecem imagens que entendi como uma crítica dos fatos que envolvem dinheiro, guerras e interesses governamentais. Saí do cinema com a cabeça fervilhando de idéias para escrever minha crítica. Foi quando um amigo ligou confirmando se eu estaria em Brasília no fim de semana. Convidou-me para ir ao cinema, assistir a um filme que, ele acreditava, eu iria gostar: a história era sobre a aventura de um jornalista na Bósnia. Pensei por alguns segundos e disse: “Vai ter pipoca trufada?”

No comments yet»

Deixe uma resposta

