"Foca"da

Pondo a verdade em foco

Inerente ao jornalista

O profissional de jornalismo tem a responsabilidade de publicar a verdade em cumprimento do dever para com os cidadãos. O que remete ao emprego de diversas abordagens éticas. Aqueles que acreditam na ideologia do jornalismo costumam se decepcionar com a verdade de dentro das redações. Ou surpreendem-se, com a integridade jornalística de figuras como Edward R. Morrow, que lutou contra o senador, Joseph McCarty com o intuito de explorar ambos os lados da perseguição aos comunistas, nos anos 50.

 

Para exemplificar a decepção existente nessa profissão o caso de Stephen Glass é o que melhor retrata as facilidades que um jornalista tem para utilizar a ferramenta da comunicação de forma errônea. Indo contra tudo o que prega a teoria jornalística e os princípios inerentes a essa profissão. A partir de publicações de obras literárias de ficção, ao invés da verdade ele utilizou-se da credibilidade “conquistada” no jornal Banana Republic, lida por vários norte-americanos, para enganar seus leitores.

 

O oposto ocorreu no caso dos jornalistas, Bob Woodward e Carl Bernstein, que sobrepuseram o interesse público em detrimento do privado, ao denunciar a corrupção que ocorria no governo Nixon. Na corrida incessante por “combater e denunciar todas as formas de corrupção” – como explicitado no código de ética dos jornalistas brasileiros, e que deve ser seguido, assim como o exemplo desses dois jornalistas do Washington Post.

 

Já o exemplo dado por Orson Welles demonstrou com eficácia o poder que os meios de comunicação exercem sobre a população, ao transmitir pela rádio CBS uma programação que gerou pânico e caos, o anúncio de uma invasão marciana aos Estados Unidos.

 

Essa demonstração do poder que os jornalistas e meios de comunicação têm a seu dispor é mais um motivo para que os profissionais dessa área sejam éticos e acreditem na importância da veridicidade dos fatos transmitidos ao público ao partir da intenção principal do jornalismo,que é informar.

 

 

 

 

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: