"Foca"da

Pondo a verdade em foco

Nascer da ética

O caso Watergate evidencia o dever do jornalista de publicar fatos, sobrepondo o interesse publico em detrimento da individualidade mesmo que implique em prejuízo da última. Visando à veracidade das informações utilizadas em prol de um bem maior.

Foi pelo trabalho e busca incessante de dois jornalistas do Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein, que foi possível seguir as pistas fornecidas por fontes que foram imortalizadas por sua participação, como o Garganta profunda, dizendo que encontrariam a verdade “seguindo o dinheiro”.  Desvendando o caso da invasão que ocorreu no dia 17 de junho de 1972, durante a campanha eleitoral de reeleição de Nixon, no Complexo do Partido Democrata Watergate. Com o objetivo de grampear os telefones.

Essas ações de “Woodstein” têm reconhecimento pela repercusão que tiverão diante do governo do presidente norte-americano, Richard Nixon. Motivou a primeira renúncia presidencial estadunidense, em meio a um escândalo político de corrupção que levaria Nixon ao impeachment.

O impacto que esse caso teve na política norte-americana, deu inicio a criação de leis sobre ética e departamentos especiais para monitorar o comportamento governamental. Isso, é a prova do valor que a verdade tem para os cidadãos e uma inspiração para realizar dentro das redações o mesmo esforço para descobrir a verdade.

Esses dois jornalistas mesmo considerando que a reportagem poderia eventualmente prejudicar alguém ou determinado grupo de pessoas, optaram em mostrar o que estava acontecendo na sociedade, sem leviandade, fundamentando seu relato a partir de pesquisas e fontes confiáveis, evitando processos judiciais e preservando a ética e o interesse público que devem ser inerentes a qualquer profissional.

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: