"Foca"da

Pondo a verdade em foco

História de um genocídio

Hotel Rwanda é um filme que discute o genocídio ocorrido na guerra civil de 1994 e relata o descaso do mundo em relação a isso. Este longa-metragem de 121 minutos dirigido por Terry George traz no elenco Don Cheadle em seu primeiro papel de protagonista, no qual interpreta fatos reais da vida de Paul Rusesabagina, mostrando a saga que percorreu para esconder 1200 Tutsis no hotel em que trabalhava protegendo-os do massacre cometido pelas milícias de etnia Hutu.

Um júri definiu o conflito como genocídio e concluiu que a França foi a culpada, sendo a ONU conivente. Os mortos somam mais de 800.000 mil entre tutsis e simpatizantes. Um desrespeito aos direitos humanos, mas de que humanos? Essa é a problemática do filme, quais eram as pessoas que mereciam ajuda? Os europeus, brancos, foram evacuados, enquanto os ruandeses foram relegados a própria sorte, dentre eles, Paul, que se utilizou de favores para conseguir sobreviver no hotel transformado em um campo de refugiados.

Este filme mostra como foi inócua a tentativa da mídia em sensibilizar a comunidade internacional. A falta de empatia das pessoas é algo evidenciado pela fala do jornalista quando diz em uma cena: que as pessoas vão dizer uma frase indignada e depois continuar com o jantar, sem que a mídia obtivesse algum efeito.

A realidade retratada neste longa-metragem é algo que permanecerá na memória da humanidade. E espera-se que nunca mais seja permitido acontecer um massacre como este, mesmo quando se trata de um povo que não representa votos para políticos influentes na Europa.

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: