"Foca"da

Pondo a verdade em foco

Mito da democracia

A democracia racial pressupõe a igualdade numa nação constituída por três raças: brancos, negros e índios. Mas a verdade está nas entrelinhas. Esse mito é utilizado para escamotear as diferenças, causa do preconceito. Afirmar que somos todos oriundos dessa miscelânea de raças é uma maneira de suavizar os problemas.

Posturas como esta tem o papel de esconder o racismo que está entranhado na sociedade desde os tempos da colonização. E o fato de não ter existido uma medida para inclusão dos negros das senzalas na sociedade após a alforria foi um fator que contribuiu para essa construção social preconceituosa.

Na música de Arnaldo Antunes, “Inclassificáveis”, é possível observar um viés contrário ao mito. Ela desmistifica a imagem de um povo brasileiro igualitário. Expõe as diferenças advindas das diversas influências biológicas e as derivações criadas por elas.

Não é possível identificar fenotipicamente as características essenciais do povo brasileiro. Diferente dos chineses que tem o olho puxado, uma característica do povo Chinês. Ao contrário, no Brasil existem negros de olho azul e puxado. Demonstração de que não há uma forma homogênea. Não é possível classificá-lo.

A única classificação possível é a do status social, como explica Roberto da Matta. É isso que rege a sociedade brasileira. A democracia não existe. O que existe é um mito empregado para esconder a verdade. E assim, dificultar a luta contra o preconceito no intuito de manter a “democracia” das capitanias hereditárias.

Portanto enquanto houver a crença nesse mito, marcado indelevelmente na memória da sociedade, vai ser impossível tomar medidas consistentes para combater o preconceito latente. Este que, por sua vez, estabelece um empecilho para uma sociedade realmente democrática no que tange a raça.

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: