"Foca"da

Pondo a verdade em foco

Warner Brothers lança game para estimular prevenção contra AIDS

Lançado em 2008 o jogo é direcionado aos adolescentes do Quênia

O lançamento do vídeo game Pamoja Mtaani se deu a partir da parceria entre a Warner Brothers e o governo norte-americano por meio do Plano Presidencial Emergencial para redução da AIDS (PEPFAR). O objetivo é encorajar a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, em particular o HIV (AIDS), e o diálogo entre os adolescentes do Quênia a respeito de prática de sexo seguro. A empresa contratada para desenvolver o jogo foi a mesma do America´s Army, jogo formulado em conjunto com as forças armadas norte-americana, a Virtual Heroes Inc.

O jogo parte da iniciativa de informar o público alvo – jovens entre 15 e 19 anos – sobre o vírus do HIV de maneira interessante. Ele permite a interação de até cinco pessoas, ao som de hip hop em suas ruas virtuais, que retratam a cidade de Nairóbi. Os personagens percorrem diferentes fases nas quais têm que tomar decisões específicas sobre sua saúde e redução dos riscos de contágio, ao mesmo tempo em que recebem informações relevantes ao seu dia-a-dia. Ao final, o jogo visa uma mudança no comportamento do personagem.

Esse vídeo game foi testado por aproximadamente 3.000 jovens quenianos. Pesquisa feita pela Universidade de Emory na cidade de Atlanta, localizada no sul dos Estados Unidos, iniciada em dezembro de 2008 busca demonstrar a eficácia do jogo em diminuir a contaminação entre os adolescentes, com os primeiros resultados a partir de dezembro deste ano. Após o contato com o jogo, inúmeros jovens foram instigados a fazer o teste de HIV.

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: