"Foca"da

Pondo a verdade em foco

Investigação classifica o jornalismo

A partir da tese de doutorado de Solano Nascimento, é possível afirmar que há uma diferença entre o jornalismo investigativo e o jornalismo sobre investigação. Para ele, o primeiro se refere ao que é feito por repórteres que se dedicam exclusivamente a atividade de investigação; os jornalistas têm mais tempo para apurar as informações e, geralmente são responsáveis por denúncias, o que torna o trabalho de apuração mais minucioso por causa da responsabilidade pelas conseqüências da publicação.

Solano acredita que jornalismo sobre investigação seria um trabalho feito em cima de informações fornecidas aos jornalistas, e consistiria em divulgar informações levantadas por fontes oficiais. Os profissionais não teriam tido a idéia de apurar sobre determinado fato, isso teria sido dado a eles. E conclui em sua tese que o número de reportagens sobre investigação aumentou – especialmente as oriundas do Ministério Público – que não ocorreu no caso das reportagens investigativas.

Wladimir Gramacho tem a opinião de que ambos, jornalismo investigativo e sobre investigação, são referentes à mesma pratica jornalística ancorada na apuração, e, por isso, sem diferenciação entre eles a não ser na forma de contato com a informação. Gramacho diz que as informações se dividem em três tipos: públicas, privadas e sigilosas. Na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) os integrantes articulam mudanças na legislação para que os jornais consigam ter acesso livre a processos (segredo de justiça), dados e informações.

Fontes: Jornalismo político por Roberto Seabra e Vivaldo de Sousa (Ed. Record. SP. 2006); Manual de redação da Folha de S. Paulo; Tese de doutorado de Solano Nascimento;

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: