"Foca"da

Pondo a verdade em foco

Jornalismo Público mostra o percurso do dinheiro público

Jornalismo público, segundo Luiz Martins, é todo aquele que evolve dinheiro público e ações que possam afetar a esfera pública, pois diz respeito ao interesse público. Ou seja, “onde há dinheiro público, há interesse público”, afirma ele.

“Quanto mais oculto está um fato a ser denunciado, mais ele está sobrecarregado de valor-notícia”, conclui ele. Esse fato sigiloso é sintoma de que algo está sendo sonegado à visibilidade própria da vida pública.

Segundo Martins, a esfera pública é um espaço de mediação (da produção de sentido) e da midiação (enquadramento dos temas pelos meios de comunicação), é o espaço da polêmica.

De acordo com o jornalista, existe o direito a informação (que obriga a haver a transparência das ações do governo); a necessidade da informação (para que o leitor possa formar uma opinião e se colocar a respeito do assunto); e a vontade da informação (que gera leitores ávidos por novas informações).

O jornalismo público é mais bem exemplificado pelo caso Watergate que foi o trabalho investigativo de dois repórteres que sobrepuseram o interesse público sobre o privado, que no caso é referente ao presidente Nixon.

Martins afirma que o jornalismo institucional também apresenta informações interessantes mesmo que em forma de releases, que auxiliam a apuração dos jornalistas muitas vezes com a tradução da linguagem coorporativa (técnica).

Luiz Martins afirma que o que difere é se a informação é advinda de dentro da redação (pautado pelo jornalista) ou se de fora da redação (coletivas ou releases). As informações têm que ser relatadas (descritas e contextualizadas) de maneira objetiva sem espaço a interpretações por parte do jornalista. A interpretação cabe ao leitor.

Fonte: Jornalismo Político por Roberto Seabra e Vivaldo de Sousa (Ed. Record, 2006)

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: